Na última semana, a cidade de São Paulo recebeu o 18º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, em celebração aos 20 anos do Programa.
O evento, promovido pela Anamatra em parceria com a AMATRA-2, contou com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), da Escola Judicial do Tribunal Regional da 2ª Região (EJUD-2), do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, além da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Barueri.
Na abertura do Encontro, realizada no primeiro dia, compuseram a mesa o presidente da AMATRA-2, Juiz Diego Reis Massi, o vice-presidente administrativo do TRT-2, Desembargador Antero Arantes Martins, o vice-presidente judicial do TRT-2, Desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, o presidente da Anamatra, Juiz Valter Souza Pugliesi, a diretora da Ejud-2, Desembargadora Bianca Bastos, o vice-procurador chefe do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, João Filipe Moreira Lacerda Sabino, o Juiz Thomaz Moreira Werneck, representando a Presidência do TRT-2, a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Juíza Roberta de Oliveira Santos, a diretora de Direitos Humanos da AMATRA-2 e Coordenadora Regional do Programa TJC na 2ª Região, Juíza Daiana Monteiro Santos, e a coordenadora nacional do Programa TJC, Juíza Rosemeire Lopes Fernandes.
Ao longo do dia, representantes do TJC de diversas regiões do país apresentaram relatos sobre as ações desenvolvidas em 2025. Além de vídeos, fotos e depoimentos de participantes, foram compartilhados dados sobre resultados obtidos, número de escolas atendidas, professores(as) capacitados(as) e alunos(as) envolvidos(as) nas etapas do programa.
Na 2ª Região, em 2025, o programa atendeu 195 estudantes das escolas EMEF Professora Maria Medunekas e EMEF Reverendo Deiró Felício Andrade, ambas localizadas em Barueri/SP. Além dos temas clássicos do Direito do Trabalho, os(as) alunos(as) participaram de palestras sobre temas atuais, como assédio moral e sexual, diversidade e discriminação. Desde o início da parceria com o Município, em 2022, o programa já alcançou 500 estudantes de sete escolas.
Agradecemos aos(às) Magistrados(as) que ministraram palestras nas escolas em 2025: Daiana Monteiro Santos, Eva Missako Yuhara, Lavia Lacerda Menendez, Mara Carvalho dos Santos Baleeiro, Roque Antônio Porto de Sena, Rosa Fatorelli Tinti Neta e Tâmara Luiza Vieira Rasia.
Veja as fotos do primeiro dia do 18º Encontro Nacional do TJC: https://photos.app.goo.gl/BE1Df7jRJ3idUd676.
Fotos: Secom TRT-2



